top of page
Foto do escritorLeandro Santos Miranda

Como aferir a pressão arterial e quais aparelhos usar em casa

Atualizado: 12 de jan. de 2023

A hipertensão arterial é uma doença crônica que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 20% de toda a população tenha níveis de pressão arterial acima do normal. Nos idosos, a hipertensão é ainda mais comum, estando presente em mais da metade das pessoas. Popularmente conhecida como “pressão alta”, ela está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo.


A elevação dos níveis pressóricos aumenta a necessidade de o coração bombear o sangue com mais força para impulsiona-lo e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias, aumentando o risco de doenças como infarto, derrame e doença renal crônica.


Por que preciso medir minha pressão arterial?


Apesar de ser uma doença perigosa, a pressão alta não apresenta sinais ou sintomas de alerta, e muitas pessoas não sabem que a têm, então, medir sua pressão arterial é a única maneira de saber se você a tem.


Além disso, os estudos mostram que grande parte dos pacientes hipertensos não tem seus níveis pressóricos controlados, assim, a monitorização da pressão arterial em casa pode ajudar o seu médico a tomar as melhores decisões para o controle da doença.


Como aferir a pressão arterial em casa?


Para medir a pressão arterial podem ser utilizadas técnicas manuais, como o esfigmomanômetro ou aparelhos digitais, que são vendidos em farmácias e algumas lojas de produtos médicos e que são fáceis de utilizar em casa.


Ao contrário da crença comum, os aparelhos automáticos (os de braço e não de punho), também chamados de oscilométricos, calibrados e validados, apresentam maior acurácia na medida da pressão arterial que os nossos velhos aparelhos manuais. Esse dado foi ratificado em estudos recentes, e também na última Diretriz Brasileira de Hipertensão, sendo os aparelhos de escolha para monitorização da pressão arterial.


Veja na figura a seguir, o passo a passo para realizar uma medida adequada da pressão com um aparelho automático de braço.


Adaptado de https://targetbp.org/tools_downloads/how-to-accurately-measure-blood-pressure-2/

Quais os melhores aparelhos para aferir a pressão arteiral?


Como citamos acima, hoje é preconizado o uso dos aparelhos automáticos de braço para monitorização tanto em ambulatório quanto em domicilio. A seguir, separamos alguns aparelhos que foram validados para essa função.






Monitor de Pressão Arterial de Braço Elite+, Omron, HEM-7320-BR







Monitor de Pressão Arterial de Braço Elite, Omron, HEM-7130-BR








Monitor de Pressão Digital Automático de Braço, G-Tech





Qual a pressão arterial normal?


A pressão arterial normal é aquela na qual as artérias não ficam sob estresse e o coração não fica sobrecarregado. Atualmente, os níveis de pressão arterial para adultos, idosos e adolescentes são divididos da seguinte forma:

  • PRESSÃO ARTERIAL NORMAL – pacientes com pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg.

  • PRÉ-HIPERTENSÃO – pacientes com pressão sistólica entre 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.

  • HIPERTENSÃO ESTÁGIO 1 – pacientes com pressão sistólica entre 130 e 139 mmHg ou pressão diastólica entre 80 e 89 mmHg.

  • HIPERTENSÃO ESTÁGIO 2 – pacientes com pressão sistólica acima de 140 mmHg ou pressão diastólica acima de 90 mmHg.

  • CRISE HIPERTENSIVA – pacientes com pressão sistólica acima de 180 mmHg ou pressão diastólica acima de 110 mmHg.

Se a sua pressão apresentar níveis elevados, procure o seu médico para uma avaliação mais aprofundada. A hipertensão é uma doença tratável, seja com medicamentos ou com mudanças o estilo de vida e dieta.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page